"Escrevo porque sou um desesperado e estou cansado, não suporto mais a rotina de me ser e se não fosse a sempre novidade que é escrever eu me morreria simbolicamente todos os dias" (Clarisse Lispector - A Hora da Estrela)

domingo, 5 de dezembro de 2010

Respeito mútuo

Em cidade turística como a nossa, cabe aos munícipes ter muita tolerância e aceitação, ser receptivo, gentil e amigável. SIM! Por que não?
Cabe a nós também, entender o desconhecido que participa agora do nosso tranqüilo trânsito quando ele para no meio da rua, ou quando sai de um estabelecimento ou até em uma esquina sem olhar se uma babaca como eu está vindo, ou simplesmente quando ele anda a 0,7 km/h nas ruas às 19h50min e não te deixa chegar a tempo na agência bancária que fecha às 20h, imagine que azar!

NÃO!

Gente, vamos entender que não tenho nada contra o turismo em Gonçalves, muito menos com os turistas, pelo contrário, trabalho com isso, estudei pra isso, e de certa forma, acho que é disso que me sustento! Por isso mesmo me sinto no direito de protestar sobre esse assunto, porque sei que incomoda a mim e a todos os motoristas de Gonçalves, e o turismo sustentável se baseia também no desenvolvimento do município e bem-estar da comunidade, ou seja, devemos estar satisfeitos com as mudanças, ao invés de nos estressar certo?
            A nossa cidade é pequena, com ruas que às vezes em dias normais já causa tumulto, principalmente quando aparece um caminhão de entrega daqueles gigantes (outro problema, mas isso é outra história), agora, a gente sabe como fica o movimento aos feriados não é? O centro e as ruas principais lotam, e já é mais complicado transitar, estacionar em frente à padaria ou o mercado, coisa que durante a semana é das mais simples, e quando tem algum evento então? Que as ruas ficam impedidas? Enfim, o movimento aumenta, tanto de carros como de pedestres. Nessas horas o motorista tem que ser consciencioso né? (Aliás, não só nessas horas).
            Não dá pra fiar parado no meio da rua pensando pra que lado vai ou observando a paisagem. Dá uma seta e encosta, mesmo porque você, turista, está aqui pra relaxar não é? Não tem que deixar quem está atrás nervoso. Calma, vai dar uma voltinha a pé, pedir informação, etc, etc... Aliás, já que toquei nesse assunto, coisa importantíssima é esse caso da seta, que parece que depois que a gente sai da auto-escola ela simplesmente se extingue do nosso dia-a-dia. Todo mundo deixa de usar, fala a verdade, você também faz isso. Mas nessas horas a seta é importantíssima. Cara, sinaliza que vai entrar, que vai sair, que vai virar, fica tudo mais fácil e a coisa toda flui.
            A pior coisa que existe é a gente ficar feito trouxa atrás de um carro lerdíssimo que parece estar perdido e sem como ultrapassá-lo. Ai a gente relaxa, afinal, é normal estar perdido, paciência. Aí o cara pára, no meio da rua, você atrás, esperando. Aí, de repente, o cara encosta. Puts! Que raiva, dá vontade até de sair gritando: “Pô, não existe seta nesse carro?!”. Bom, eu fico só na vontade, mas muita gente grita mesmo. Custa avisar que vai encostar? Eu poderia já estar lá na frente! Isso acontece sempre comigo, de verdade. Tenho certeza que você tem uma história similar. O caso é que se eu quisesse me estressar no trânsito, eu ia pra São Paulo no feriado, a gente trocaria certo? Mas assim como você, turista, quer sossego, eu também quero me manter na paz, sacou?
            Então gente, vamos manter um trânsito pacífico ok? Vamos nos lembrar que dirigimos pra nós e pros outros (liçãozinha de auto-escola!). E aos turistas, por favor, dêem seta, pensem que a pessoa que está atrás de você pode ser simpática, receptiva e tudo o mais, mas não tem nada a ver com o fato de você querer olhar a paisagem, pra isso tem hora e lugar! E o fato de estar aqui pra descansar não quer dizer que pode relaxar no trânsito também né? Vamos pensar nas outras pessoas e deixar de sermos tão egoístas. É assim que funciona. A comunidade sendo receptiva e amigável e o turista sendo merecedor, cuidando da cidade para o bem comum.
            Ao poder público faço meu pedido, lance uma campanha de conscientização sobre isso. Respeitando o fluxo organizado no trânsito nós respeitamos as outras pessoas que também fazem parte dele.

2 comentários:

  1. Maura,hoje depois de mil anos eu parei pra ler seu blog,li sobre você e claro sobre seu novo engajamento público, denunciar, tentar mudar e concientizar as pessoas de que coisas simples podem fazer a diferença, e sabemos que a nossa cidade pode ser bem melhor, e eu admiro sua iniciativa porque a gente sempre fala porém ninguem toma uma atitude, quem sabe assim você não ajuda a abrir a mente e chamar atenção da população e dos nossos político,penso que talvez você descobra ai uma nova direção pra sua vida e sabe você pode estar falando por várias pessoas que tem preguiça ideológica assim como eu.
    Beijos amiga
    Eu amo você.
    PS:também gosto dos textos sobre você,continue.

    ResponderExcluir
  2. Preguiça ideológica? Rs, adorei o termos, aliás, vc me deu uma ótima idéia! Obrigada Mari, são devolutivas como a sua que me incentivam a continuar! Beijos!

    ResponderExcluir